• Português
  • English
Qualicafex Qualicafex Qualicafex Qualicafex

A QUALICAFEX

A Qualicafex desde sua criação em 2002 mantém seu objetivo de estabelecer um elo de ligação entre compradores de cafés especiais e os produtores brasileiros desses cafés.

A proposta de trabalho, baseado em princípios simples – transparência e confiabilidade, mostrou-se um sucesso e tem nos indicado que o café brasileiro especial tem uma ampla utilização entre nossos clientes que vem comprando volumes crescentes ao longo desses anos.

O “modus operandi” da Qualicafex é simples. Os produtores alinhados com a empresa recebem um amplo apoio técnico em termos de preparos de cafés de qualidade. Ao longo da colheita os lotes oriundos de distintos sistemas de preparo e de diferentes variedades são selecionados por um critério qualitativo buscando sempre a otimização da qualidade.

Uma vez disponíveis, os melhores cafés são ofertados ao mercado respeitando-se sempre os critérios de “first call” para os compradores já ligados a uma certa fazenda ou origem. Uma vez que o cliente aprove uma amostra, a oferta é discutida com o produtor que autorizará a venda sendo que a logística de embarque e controle de qualidade são de responsabilidade da Qualicafex.

Os compradores têm pleno acesso às informações sobre a fazenda e quem produziu e o produtor tem pleno conhecimento de quem é comprador e dos preços negociados. Os resultados da operação são distribuídos de forma justa entre o produtor e a Qualicafex. Por solicitação dos compradores uma planilha de liquidação é enviada com dados que comprovam valor pago aos produtores.

EXPERIÊNCIA, SERIEDADE E CONFIABILIDADE

A QualicafeX foi criada para levar ao mercado internacional cafés finos e especiais produzidos em todas as regiões do Brasil.

A revolução de qualidade que permeou o agronegócio café brasileiro em anos recentes não foi seguida pelo desenvolvimento de canais apropriados para tornar muitos dos melhores cafés do país disponíveis para compradores exigentes, que valorizam e sabem diferenciar atributos específicos de qualidade e sustentabilidade. Por outro lado compradores estrangeiros nem sempre têm acesso aos cafés brasileiros que precisam e procuram.

A QualicafeX está construindo esta ponte entre produtores e compradores estrangeiros de maneira sustentável. A QualicafeX tem por objetivo agregar valor ao produto, assegurando que os prêmios obtidos pelos cafés especiais e de alta qualidade sejam efetivamente transferidos ao produtor. Os compradores estrangeiros se beneficiam do conhecimento pleno da origem dos cafés e de seus produtores, acesso a qualidades específicas, garantia de entrega da qualidade requerida independentemente do tamanho do produtor e informações confiáveis referentes à sustentabilidade, avaliada por critérios tangíveis.

Fundada por profissionais com vasta experiência em diferentes campos do agronegócio café, o objetivo básico da QualicafeX é aproximar compradores estrangeiros e produtores brasileiros de cafés de qualidade e cafés especiais de forma a criar relações comerciais sólidas baseadas na sustentabilidade que resulta da agregação de valor e da justa distribuição de benefícios.

EQUIPE

Os fundadores da QualicafeX possuem vasta e diversificada experiência em diversas áreas do agronegócio café. A experiência e o conhecimento de seus fundadores permitem à empresa compreender de modo único as necessidades dos produtores e importadores de café verde, assim como as mudanças no ambiente negocial.

João B. A. StautJoão B. A. Staut - Economista especializado em marketing, João Staut dedicou a maior parte de sua vida profissional ao comércio internacional, muitas vezes em conjunto com o negócio do café. Nascido em família cafeeira, teve sua própria fazenda e gerenciou uma cooperativa de produtores, onde supervisionou todas as operações, desde os serviços de extensão agronômica, a campanhas de qualidade do café e projetos de exportação. Foi gerente de marketing da Pinhalense no período de desenvolvimento do sistema “cereja descascado” e uniu-se à P&A Marketing Internacional quando fundada. João Staut além de gerir a Qualicafex participa ativamente como sócio da GSB2, agência de publicidade especializada em café e produtos e serviços relacionados, que tem entre seus clientes um seleto grupo de produtores e associações focados na qualidade. Trader com 30 anos de experiência, João visitou mais de 40 países produtores e consumidores de café e detém amplo relacionamento internacional na comunidade cafeeira.


Carlos H. J. BrandoCarlos H. J. Brando - Engenheiro com pós-graduação em planejamento e negócios pelo MIT (EUA), Carlos Brando tem 30 anos de experiência no agronegócio café. Durante seu período como diretor da Pinhalense, um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos para processar café, cumpriu a difícil missão de incentivar a melhoria da qualidade dos cafés brasileiros e coordenou o projeto do sistema de processamento de café “cereja descascado”. Em 1995 fundou a empresa de “trading”, marketing e consultoria P&A Marketing Internacional, que tem prestado consultoria de marketing dos cafés brasileiros para a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), às 4 regiões produtoras de café no estado de Minas Gerais e a clientes e associações em muitas áreas produtoras. Carlos Brando foi um dos principais idealizadores do Programa de Marketing Cafés do Brasil e teve papel importante na definição das regiões produtoras do Brasil, bem como na caracterização de seus cafés. Atualmente lidera grupo de consultores que vem prestando serviços a vários países produtores e à própria OIC, em temas de aumento de consumo de café.

Cooperação:

UTZ BSCA

Qualicafex © 2017 - Todos os direitos reservados • GSB2 Propaganda