• Português
  • English
Qualicafex Qualicafex Qualicafex Qualicafex

TRANSPARÊNCIA E RASTREABILIDADE

Em virtude da transparência no relacionamento torna-se irrelevante se o exportador dos cafés é a QualicafeX ou o próprio produtor. Ambas formas de operação são utilizadas dependendo do tamanho do produtor e de seu grau de envolvimento na comercialização dos cafés. Enquanto um grande produtor pode agir como exportador, este freqüentemente não é o caso de um produtor pequeno ou médio. Por esta razão alguns cafés excepcionais do Brasil não chegam ao mercado de cafés especiais como tal. Eles acabam misturados com outros cafés de mesma qualidade ou até inferiores, com a origem e identidade quase sempre perdidas no processo de mistura.



Comércio Direto

 

Ao exportar a maioria dos lotes de café a QualicafeX tem todo o controle sobre origem, qualidade e entrega. Mesmo que o cliente queira que os cafés sejam embarcados pela QualicafeX, estes terão a origem e nome do produtor claramente identificados, incluindo a marca do produtor estampados na sacaria. O importador terá total acesso às informações sobre os cafés, à maneira como foram cultivados, às práticas de sustentabilidade da fazenda e ao próprio produtor ou produtora.

A QualicafeX está disseminando o conceito de “cafés de relacionamento” no Brasil, tornando-o acessível até mesmo aos pequenos produtores de cafés de qualidade. Agindo como o braço comercial e de marketing para estes produtores, a QualicafeX leva tais cafés a mercados que exigem estes produtos e pagam por eles seu justo preço, que é transferido aos produtores depois de deduzidos os custos. Ao assumir as áreas comercial e de marketing de seu negócio, a QualicafeX permitirá que os produtores se concentrem no que eles sabem fazer melhor: produzir cafés de qualidade excepcional. Ao transferir aos produtores os prêmios pela qualidade, a QualicafeX garante a sustentabilidade da relação e da atividade de cultivo de café.

COOPERAÇÃO COM A UTZ E BSCA

A Fundação Utz Certified é uma organização independente que opera no mundo todo um programa de certificação da produção de café responsável e de origem.

A Fundação certifica cafés produzidos de acordo com o Código de Conduta Utz Certified, um conjunto de normas sociais e ambientais para aprimorar as práticas dos produtores de café em fazendas de administração eficiente. Produtores de café certificados pela Fundação Utz Certified podem demonstrar através de certificado que seus cafés são produzidos com responsabilidade social e ambiental.

Comprando desses produtores certificados, as indústrias de torrefação podem garantir a rastreabilidade de suas matérias primas. Isto se traduz em melhores termos comerciais para os produtores de café e cria, a longo prazo, melhores condições de relacionamento na cadeia desse agronegócio.

A QualicafeX é membro da cadeia de custódia, ou seja, uma exportadora autorizada a embarcar cafés certificados pela Utz Certified.

UTZ BSCA

VISÃO, MISSÃO E PRINCÍPIOS

- Missão: Comercializar cafés de altíssima qualidade, oferecendo preço justo ao produtor, que é remunerado pelos seus esforços.

- Visão: Ser reconhecida pelos bons trabalhos prestados e pela transparência nos negócios.

- Princípios:

  • Honestidade, transparência, confiabilidade;
  • Busca da excelência nos trabalhos realizados;
  • Agregação de valor aos produtos comercializados, atendendo de forma justa os clientes internos e externos;
  • Trabalho em equipe.

Benefício para os Compradores:

Os importadores de café parceiros da QualicafeX e de seus produtores associados se beneficiam de diversas maneiras:

  • acesso a fontes de cafés especiais e de alta qualidade de todas as regiões produtoras do Brasil através de uma única empresa que representa os produtores;
  • acesso privilegiado a cafés brasileiros que são difíceis de serem identificados e importados, incluindo-se produtos orgânicos e sustentáveis; rastreabilidade dos cafés (garantia de origem);
  • liberdade para contatar e visitar produtores e conhecer as regiões, fazendas, seus critérios de produção e os cafés; confiabilidade e constância de fornecimento;
  • controle de qualidade dos embarques por classificadores de café (provadores) especializados, conhecedores das exigências dos diversos mercados importadores de cafés especiais; e garantia de que os diferenciais de preço são transferidos aos produtores, com benefícios positivos que criam um relacionamento duradouro e sustentável no negócio.

Benefício para os Produtores:

De forma a auxiliar os produtores a melhorar a qualidade de seus cafés, a produzi-los de forma sustentável e a vendê-los em mercados exigentes, a QualicafeX não somente age como exportador em nome do produtor mas também presta os seguintes serviços a eles:

  • suporte direcionado à qualidade e sustentabilidade;
  • assessoria no processamento do café;
  • suporte de marketing através de sua coligada GSB2 Propaganda para caracterizar e promover a origem, a fazenda e os cafés;
  • assessoria comercial e logística, inclusive com colocação de cafés no mercado interno e selecionamento, preparo e apresentação de amostras à Illy Café.

Cooperação:

UTZ BSCA

Qualicafex © 2017 - Todos os direitos reservados • GSB2 Propaganda